domingo, 17 de abril de 2011

Lente Cultural

Arquitetura e Cultura

Argan, Giulio Carlo. Hitstória da Arte Como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Giulio Carlo Argan (Turim, 1902 - Roma, 1992) é considerado um dos mais importantes historiadores de arte do século XX. Formou-se em letras em Turim em 1930  e,  a partir dessa década  passou a ser conhecido no meio acadêmico internacional com seus estudos sobre arte medieval e renascentista.
 No capítulo Arquitetura e Cultura de sua obra, Argan aborda a questão do funcionamento da arquitetura dentro do sistema cultural, muitas vezes refletido e representado  de forma arquitetônica, ressaltando  a importância da crítica do passado para uma possível perspectiva do futuro.
Foram muitos os contestamentos de arquitetos no passado, tais contestamentos contribuíram significativamente para a tese da estética idealista. É, portanto, de fundamental importância, o conhecimento de tais críticas ao se analisar as precárias situações a que estão submetidos os centros urbanos. Estes, permitem o estabelecimento de novas construções em volta de centros históricos, devido à necessidade da população de fazer parte da região central, sujeitando essas pessoas a condições inferiores, além de criar um problema estrutural da cidade.
A única solução seria, segundo o autor, separar os centros de negócios dos centros históricos, de forma a manter a vitalidade de ambos. Para isso, seria necessário, também, o beneficiamento das periferias, a fim de tirá-las da condição de inferioridade. Tal tarefa seria, portanto, de responsabilidade da arquitetura moderna, que deve, para isso, estabelecer uma circulação cultural uniforme na cidade, capaz de fazer da mesma um sistema de informação. Não se pode dispensar, além disso, a ação dos políticos, para que haja não só a correção da arquitetura do passado, como também dos erros políticos que contribuíram para a má estruturação das cidades.
Para que a cidade seja bem estruturada é necessário que haja uma coexistência entre o novo e o velho, de modo que ambos sejam valorizados.

Bibliografia:
Argan, Giulio Carlo. Disponível em < http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/673/Giulio-Carlo-Argan.aspx > Acesso em: 5 de abril de 2011.